São aproximadamente 65 anos de temas que ficaram marcados na cabeça dos brasileiros, passando desde os festivais de música até os humorísticos estilo Pânico na TV.
Principal responsável pela reunião da família brasileira em um único cômodo do lar desde a década de 50, a história da televisão no país é contada com muito bom humor através de casos e mais casos que aconteceram na telinha. O Almanaque da TV passeia pela teledramaturgia, pelos programas de auditório, e mostra os grandes apresentadores, as musas e musos, os reality shows e muitos outros gêneros, pessoas e personagens que fizeram a televisão brasileira através dos tempos.
Quando estreou no “Clube da Criança”, em 1983, na extinta TV Manchete, Xuxa Meneghel tinha 20 anos e usava um penteado bem infantil. A partir dali, os dois tufos de cabelos presos passaram a ser chamados de “xuxinha”. Anos mais tarde, já na Globo, a loura foi uma fonte inesgotável de fofocas e lendas urbanas.
Buscando conhecer um pouco mais da história da TV no Brasil, o livro “Almanaque da TV“ conta a história da implantação da televisão em nosso país até meados do ano de 2005.
Você sabia que Silveira Sampaio foi o pioneiro do talk-show no país, ao estrear o programa “À procura do bate-papo perdido”, na TV Rio, em 1957? Que a primeira cidade cenográfica foi construída pela TV Excelsior para a novela “Redenção”, em 1966? Que Vera Fischer estreou na Tupi como assistente do programa esportivo “Jogo limpo”, em 1971? Essas e outras curiosidades estão no “Almanaque da TV”, lançamento da Ediouro que registra a história e os bastidores da TV no Brasil.
Enquanto o mundo caminhava para uma de suas mais traumáticas experiências, a 2ª Guerra Mundial, os irmãos Jorge e Antonio Gertum Carneiro chegavam ao Rio de Janeiro, vindos de porto Alegre, e fundavam a Publicações Pan Americanas, importadora de livros e papel vegetal e agenciadora de assinaturas de revistas estrangeiras. Pouco tempo depois, juntou-se a eles Fritz Israel Mannheimer, que havia imigrado da Alemanha. Como a guerra tornava difícil as importações para a empresa, sócios-fundadores apontaram para uma solução vitoriosa: a tradução e edição de livros técnicos. Com a ampliação das atividades e novos investimentos, a Publicações Pan Americanas passou a se chamar Editora Gertum Carneiro S.A. Nessa época surgiram os livros de bolso, as vendas por reembolso postal e a revista Coquetel. A expansão do parque gráfico trouxe tanto sucesso que, em 1961, houve a fusão da editora com a gráfica. O crescimento, aliado à qualidade editorial, gerou a Edições de Ouro.
A Edigráfica nasceu junto com as Publicações Pan-Americanas, no princípio do grupo Ediouro, em 1939. Por várias décadas a empresa esteve voltada exclusivamente para atender as necessidades da área editorial. Nos últimos dez anos, transformou-se em uma unidade comercial cujo foco passou a ser o mercado externo, sem deixar de atender as demandas do grupo, que também aumentaram com o passar dos tempos. Hoje a Edigráfica é a maior gráfica comercial do Rio de Janeiro, e para chegar a essa condição reuniu o talento de uma equipe especializada com tecnologia avançada.
Título | Almanaque da TV | |
Autor | Bia Braune e Rixa | |
Editora | Ediouro | |
Número de Páginas | 312 | |
Edição | 1 | |
Tipo de Capa | Brochura | |
Ano | 2007 | |
Assunto | Comunicação | |
Idioma | Português | |
ISBN | 9788500020704 | |
Código de Barras | 9788500020704 | |
Altura | 23 cm | |
Largura | 20,8 cm | |
País de Origem | Brasil | |
Reduzido | 1969411 | |