Para que um medicamento seja lançado no mercado, a empresa responsável precisa investir em muitos anos de pesquisas e testes. Depois do lançamento, a fórmula é exclusiva de seu criador por um certo tempo, não podendo ser produzida por outros laboratórios.
Quando este prazo de exclusividade termina, outras empresas também tem acesso à fórmula para produzir e comercializar, criando assim os chamados "genéricos". Eles agem da mesma forma que os originais (chamados de "referência"), mas custam menos porque os custos iniciais de pesquisas não precisam ser repassados.
A produção de genéricos garante que muito mais pessoas tenham acesso aos melhores e mais modernos tratamentos.
O que são antibióticos?
Antibióticos são medicamentos indicados para combater infecções causadas por bactérias, matando-as ou impedindo que elas se reproduzam. Se uma infecção é causada por vírus, o antibiótico não será eficiente e ainda poderá fazer seu corpo ficar resistente ao tratamento.
Resfriados e gripes, assim como a maioria das tosses e crises de bronquite, são causadas por vírus e não devem ser tratadas com antibióticos. Até mesmo algumas dores de garganta e ouvido são causadas por vírus e devem ser tratadas de outra forma. Para saber se realmente é necessário tomar um antibiótico, consulte seu médico.