SANDOZ

Entendendo os antibióticos

SANDOZ

Ao escolher um medicamento genérico, informe-se sobre a origem.

A Sandoz é líder mundial na indústria de genéricos com mais de 1.000 tipos diferentes de medicamentos de alta qualidade com preços mais acessíveis. Além disso é líder e pioneira na fabricação de antibióticos. O grande diferencial desta empresa está em sua filosofia de trabalho: ao invés de produzir simples cópias em linhas de produção com baixo custo, a Sandoz prefere desenvolver soluções inovadoras que realmente podem fazer a diferença.

O que são medicamentos genéricos?

Para que um medicamento seja lançado no mercado, a empresa responsável precisa investir em muitos anos de pesquisas e testes. Depois do lançamento, a fórmula é exclusiva de seu criador por um certo tempo, não podendo ser produzida por outros laboratórios. Quando este prazo de exclusividade termina, outras empresas também tem acesso à fórmula para produzir e comercializar, criando assim os chamados "genéricos". Eles agem da mesma forma que os originais (chamados de "referência"), mas custam menos porque os custos iniciais de pesquisas não precisam ser repassados. A produção de genéricos garante que muito mais pessoas tenham acesso aos melhores e mais modernos tratamentos.

O que são antibióticos?

Antibióticos são medicamentos indicados para combater infecções causadas por bactérias, matando-as ou impedindo que elas se reproduzam. Se uma infecção é causada por vírus, o antibiótico não será eficiente e ainda poderá fazer seu corpo ficar resistente ao tratamento. Resfriados e gripes, assim como a maioria das tosses e crises de bronquite, são causadas por vírus e não devem ser tratadas com antibióticos. Até mesmo algumas dores de garganta e ouvido são causadas por vírus e devem ser tratadas de outra forma. Para saber se realmente é necessário tomar um antibiótico, consulte seu médico.

O perigo de tomar antibióticos sem necessidade.

Cada vez que alguém toma um antibiótico sem necessidade, corre o risco de tornar suas bactérias resistentes ao medicamento. Quando aquelas bactérias do seu corpo realmente criarem uma infecção, talvez o antibiótico não faça o efeito esperado e, portanto, não trate a doença como deveria. O uso repetido e inadequado de antibióticos é a principal causa do aumento de bactérias resistentes. Por isso, consulte sempre um médico, pois é ele quem deve indicar este tipo de tratamento e selecionar o antibiótico mais adequado para o caso.

Standout Logo

Procedência Sandoz

SANDOZ

Como evitar que as bactérias fiquem resistentes aos antibióticos.

A resistência aos antibióticos é um dos problemas mais preocupantes da saúde publica no mundo inteiro. E isto pode ser evitado por cada um de nós com alguns cuidados muito simples. Primeiramente, só use antibióticos quando forem indicados pelo seu médico e se sobrar algum comprimido quando o tratamento terminar, simplesmente descarte. Siga o tratamento prescrito sem pular doses ou tomar além do tempo indicado. E nunca tome antibióticos que foram prescritos para outros pacientes, mesmo que os sintomas sejam exatamente os mesmos.

O que é um antibiótico de largo espectro.

Existem muitos tipos de antibióticos. Cada um deles, combate tipos diferentes de bactérias. Os antibióticos de amplo espectro, ou largo espectro, são eficientes contra muitas espécies de bactérias e normalmente indicados quando o médico ainda não sabe exatamente qual bactéria é a causadora da infecção. Nestes casos, a chance de acertar no tratamento fica maior quando administra-se um antibiótico capaz de fazer efeito no maior número possível de espécies.

Como tomar um antibiótico de maneira correta.

A única pessoa que pode indicar um antibiótico é o seu médico, depois de fazer um exame clínico ou até mesmo de laboratório. Também é seu médico quem diz por quanto tempo este antibiótico deve ser tomado, a dose e qual deve ser o intervalo entre cada comprimido. "Pular" uma dose ou não respeitar os horários pode comprometer o tratamento, assim como parar antes do tempo determinado. Se você estiver tomando outros remédios, avise seu médico, pois a combinação com antibióticos pode ser perigosa. E também é bom evitar o consumo de bebidas alcoólicas enquanto estiver no tratamento, pois o álcool pode ter influência negativa no efeito do antibiótico.

Campanha da Sandoz previne a população sobre a automedicação.

Em 2015 a Sandoz lançou um portal chamado "Cuidamos da Saúde da sua Família" para alertar os brasileiros sobre o uso indevido de antibióticos. Como apoio a esta iniciativa, também fez uma campanha de treinamento em grandes redes de farmácias por todo o território nacional, pois desta forma poderia contar com a voz e a força dos farmacêuticos para que a população não arriscasse sua saúde e respeitasse sempre a prescrição de seus médicos. Visite você também este portal e repasse para seus familiares. Juntos, podemos zelar pela saúde do país.

Standout Logo