A própolis é uma resina vegetal produzida pelas abelhas a partir da seiva das árvores. Originalmente, seu propósito era servir como um material para o revestimento e proteção da colmeia, mas desde a Antiguidade, relatos do seu uso para fins terapêuticos também chamam atenção para a substância para seu consumo entre humanos1-3.

Aprenda quais os benefícios deste ingrediente e como você pode incluí-lo na sua rotina!


A maioria dos fabricantes indica uma ingestão entre 15 e 30 gotas de extrato de própolis ao dia, diluída em água.

No entanto, ela pode ser encontrada de diversas formas e em concentrações variadas, como o spray ou ainda em cápsulas.

A dosagem ideal para você, portanto, deve partir de um profissional que conheça as suas necessidades e como a própolis pode te ajudar a alcançar seus objetivos.

Faça um teste de sensibilidade no antebraço antes de iniciar o uso contínuo para evitar eventuais coceiras e vermelhidões;

Gestantes e lactantes devem obter consumir a própolis somente sob indicação de um profissional da saúde;

As versões do extrato que contenham álcool não devem ser consumidas por menores de 12 anos e pessoas alcoolistas;

O extrato está contraindicado para pessoas com alergia ao ingrediente, a abelhas ou a algum dos componentes da sua formulação;

Diabéticos devem observar a presença de álcool e mel na composição, e não iniciar o uso sem o devido acompanhamento médico.


Esperamos que nossas dicas tenham sido úteis para você e que você consiga aplicá-las no seu dia a dia para garantir uma maior qualidade de vida!

Revisão clínica em agosto/2023 por Flavia Zanquettim Teixeira - CRF-SP 27231.

Standout Logo